quarta-feira

Atividade física antes ou depois do trabalho?

Image result for atividade fisica e trabalho

Todos nos já sabemos o quanto é importante praticar atividade física, seja ela qual for.

- melhora a pressão arterial e os níveis de colesterol
- ajuda a controlar a glicemia e evitar o diabetes
- ajuda muito no controle do peso corporal
- melhora o humor e a disposição para trabalhar e fazer as atividades rotineiras, diminui as dores musculares e de postura...

O grande desafio atualmente é conseguir encaixar esse importante compromisso com sua saúde nos horários de trabalho e descanso. Existem muitas possibilidades, veja nossas dicas para algumas situações:

- Antes do trabalho: acordar cedo e praticar atividade física pode ser um ótimo começo para o seu dia. Mas lembre-se de se alimentar pelo menos 30 minutos antes de iniciar. Isso lhe dará a energia necessária para aproveitar bem os benefícios da atividade. Sugestões para antes de se exercitar: suco de frutas natural, torradas com margarina ou geleia, biscoito ou pão integral, barra de cereal... Após a atividade: pão com queijo, leite com café ou leite batido com frutas, iogurte com cereal ou frutas.
- Durante o horário de almoço: nesse caso, a atividade deve ter curta duração, já que o horário de almoço geralmente é de 1 hora. Coma pelo menos 30 minutos antes, alimentos leves e de fácil digestão: fruta, suco, barra de cereal, biscoitos integrais. Depois: um lanche (mais prático e rápido do que uma refeição tradicional), que tenha fontes de proteínas: sanduíche natural com frango, queijo ou peito de peru, salada com filé de frango...
- Após o trabalho: é uma forma de relaxar as tensões e acabar bem o dia. A alimentação antes dessa atividade pode ser o lanche da tarde, com biscoitos, frutas, pão e café com leite. Depois pode ser o jantar tradicional ou um lanche leve: sanduíche natural com frango ou queijo, salada com um grelhado ou sopa. Mas fique alerta para não praticar a atividade física muito próximo do horário de dormir: alguns hormônios liberados durante a atividade podem atrapalhar o início do sono.

Algumas pessoas desistem da prática de exercícios regulares por não se adaptarem, não se sentirem bem dispostas, ou sentir cansaço excessivo... Se isso estiver acontecendo com você, reavalie os horários da prática do exercício e sua alimentação. Cada pessoa tem seu relógio biológico e pode ser que com uma alteração nos horários você se sinta melhor e possa usufruir dos benefícios que o exercício físico pode lhe proporcionar.

Seja qual for o horário escolhido, lembre-se de se alimentar corretamente, principalmente antes da atividade, para poder aproveitar o máximo o exercício. É um mito achar que fazer atividade em jejum ajuda a emagrecer: isso só abaixa o rendimento do exercício e pode causar sérios problemas como desidratação e desmaios. Uma pessoa alimentada da forma correta se exercita melhor, gasta mais calorias e ganha muito mais disposição!

Maíra Ladeia R Curti
Nutricionista CRN3 – 22.352
Especialista em Nutrição ClínicaMestre em Nutrição e saúde Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário