terça-feira

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL


Quem serei no futuro?

Ao falar de orientação profissional logo nos lembramos de escolha de curso universitário ou escolha de formação profissional. Mas como será que a orientação trabalha as escolhas profissionais?
A orientação é um projeto de descoberta, mais amplo do que responder a um questionário, ou teste, que indicará o que você será no futuro ou o caminho que você deve seguir para obter sucesso no mercado de trabalho.
A orientação coloca o orientando em contato com a própria história de vida, com os interesses e também com as possibilidades de realização pessoal, tanto quanto com as expectativas, a respeito de si mesmo e também as sociais, no momento em que tem que escolher um curso para iniciar sua jornada profissional.
Mas escolher é mais do que saber sobre os próprios interesses a respeito de uma profissão ou carreira. A escolha é feita em relação às questões da identidade pessoal aliadas às informações ocupacionais e do mercado de trabalho. Para que o orientando conheça mais sobre si, sobre as relações sociais e as relações que estabelece com as profissões. Assim a orientação profissional trabalha com as informações da história de vida e familiar, observando como ele se relaciona com as pessoas e como entende o mundo externo, quais são os aspectos econômicos que influenciam a tomada de decisões, sem deixar de observar os próprios desejos e o que é importante para ele.
Um exemplo da importância da análise destas informações é pensar num estudante que tenha interesse e vontade de construir coisas. Existem diversas profissões que constroem objetos, casas, máquinas e etc, mas quais são os aspectos específicos que levam uma pessoa a escolher o curso de engenharia civil e não a de engenheiro mecânico ou de produção?
É diante de vontades, desejos e expectativas presentes num determinado cenário econômico e social que a orientação profissional propõe reflexões sobre as questões da história do orientando em relação à:Própria Pessoa
Própria pessoa
Quem sou eu?
Qual a minha história de vida e familiar?
Quais são meus interesses e desejos?
Como vejo o mundo ao meu redor?
Quais são as minhas expectativas e as dos outros em relação à escolha profissional?
Possibilidades atuais
Do que gosto?
Por que gosto disso?
O que faço naturalmente e sem esforço?
O que tenho que fazer, mas faço com esforço?
O que posso fazer com os conhecimentos que já adquiri?
Possibilidades futuras
Como me vejo no futuro?
O que quero fazer no futuro?
Que tipo de vida quero ter no futuro?
O que tenho que fazer para alcançar meus objetivos futuros?
O que posso fazer para atingir meus objetivos futuros?
Estas questões ajudam a refletir sobre: o modo como a pessoa se vê, sobre as suas condições atuais, sobre o que tem que desenvolver para alcançar objetivos e o que fará para atingí-los.
A orientação profissional auxilia o orientando na busca do maior número de informações pessoais tanto quanto informações sobre as áreas de conhecimentos e sobre as profissões para que o orientando elabore um projeto profissional para o futuro, construa um caminho de vida no trabalho através do conhecimento e do desenvolvimento de si. Pois sem conhecer o passado, nem quem se é, não é possível analisar o presente e nem ser capaz de construir o próprio e autêntico futuro.
 
  _______________________________
Agda Mattoso é Psicóloga e Orientadora Profissional e de Carreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário