quinta-feira

Cognição, afetivo e motor

Interessado em compreender o psiquismo humano, Wallon se debruçou sobre a dimensão afetiva, criticando as teorias clássicas contrárias entre si, que concebem as emoções ou como reações incoerentes e tumultuadas, cujo efeito sobre a atividade motora e intelectual é pertubador, ou como reações positivas, cujo poder sobre as ações é ativador. Criticando tais concepções, pautadas, a seu ver, numa lógica mecanicista e linear, Wallon rompe com a visão valorativa das emoções, buscando compreendê-las a partir da apreensão de suas funções, e atribuindo-lhes um papel central na evolução de si. Em suas postulações concebe as emoções como um fenômeno psíquico e social, além de orgâncio.
A Educação Psicomotora se coloca no sentido de uma educação que não se restringe apenas ao saber escolar ou então, ao aperfeiçoamento específico da motricidade, porém, dirige-se à formação da personalidade, à sua expressão e organização através das atividades humanas de relação, realização e criação. Esta compreende a educação do ser humano nos seus aspectos corporais, motores, emocionais, intelectuais e sociais (Carvalho, 1996).
A educação psicomotora dirige-se à personalidade, á sua expressão e organização através das atividades humanas de relação, realização e criação. Compreende aspectos motores (agir), emocionais (sentir) e intelectuais (pensar) numa dialética interna que se fundamenta nos níveis orgânicos, sociais e psicológicos do ser humano, em toda a sua complexidade.
Essa educação é compatível a teoria psicogenética de Wallon, na medida em que respeita a complexidade do ser humano, compreendendo em sua multidimensionalidade psíquica, corporal e social, propondo-se a superar as dicotomias corpo-mente, indivíduo-sociedade e razão-emoção.
Segundo Galvão (1995, p.33), o projeto de sua psicogenética é o estudo da pessoa em sua totalidade, considerando suas relações com o meio (contextuada) e em seus diversos domínios (integrada). Contrário do procedimento de se privilegiar um único aspecto no desenvolvimento da criança, Wallon o estudou em seus domínios afetivo, cognitivo e motor, procurando mostrar quais são, nos diferentes momentos do desenvolvimento, os vínculos entre cada um e suas implicações com o todo representando pela personalidade.
A primeira função do movimento, apontada por Wallon em sua psicogenética no estágio tônico-emocional é a de promotora do vínculo social.
Os vínculos sociais e afetivos feitos com o educador e com os parceiros, convém deslocar o eixo da educação psicomotora para o mundo dos objetos, para o qual o movimento, tornado ação do sujeito, será catalisado.
Cabe ao educador envolver os educandos no meio físico-cultural, desafiá-los para que este seja explorado, descoberto, observado, pesquisado e transformado. É o momento de aguçar os sentidos dos educandos, de mobilizá-los, de estimular a curiosidade e incentivar a criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário