quarta-feira

Biofeedback: Uma ferramenta para o psicólogo

Biofeedback: Uma ferramenta para o psicólogo

biofeedback
Ansiedade e estresse são dois dos males psicológicos que mais crescem nos consultórios. Seja o estresse por excesso de cobranças e pressão emocional no ambiente de trabalho, ou a ansiedade de fazer uma apresentação, entrar em um elevador lotado ou voar de avião, há uma grande queda na qualidade de vida do paciente que sofre com esses problemas.
Cada abordagem teórica conta com técnicas específicas para ldiar com tais questões, mas mais uma ferramenta tem se popularizado entre os psicólogos por todo o mundo.
Biofeedback são instrumentos que medem precisamente a atividade psicofisiológica que a ansiedade/estresse causam no sistema nervoso do indivíduo, e retroalimentam esses sinais de volta para o paciente em jogos divertidos, relaxantes ou tensos, funcionando não apenas como ferramentas de diagnóstico para pesquisas, mas também como utilitário de treinamento para reduzir esses sintomas.
grafico_pubmed_biofeedbackUma simples busca no PUBMED revela 6448 pesquisas combiofeedback ANDpsychology, mostrando como diversos estudos tem sido feitos nessa área, como mostra o gráfico ao lado.
O biofeedback não é novo, e sua história na psicologia data da virada do século XIX para o século XX, inclusive utilizado por Jung nos seus estudos com associação de palavras.
A novidade é  a praticidade, portabilidade e preço dos equipamentos, que hoje já cabem na palma da mão e podem custar menos de mil reais.
Fonte:
http://iptecsp.com.br/blog/2013/04/biofeedback-uma-ferramenta-para-o-psicologo/#more-87

Nenhum comentário:

Postar um comentário