segunda-feira

Está em crise com a carreira? Veja dicas de uma psicóloga

Está em crise com a carreira? Veja dicas de uma psicóloga


Vivemos num mundo em crise! Moramos numa cidade que está em crise! Estou num momento de crise A carreira também está? 
Existem frases que são ouvidas por aí e que apavoram as pessoas, mas analisando mais a fundo o que significam? Será que a todo momento estamos em crise? E como enfrentar as crises?
A palavra crise nos remete à sensação de que algo negativo está acontecendo e isto porque ela tem diferentes significados que se relacionam com alterações repentinas de um estado, agravamento de uma situação, incerteza e conflito.
Contudo ao pesquisar a etimologia da palavra verifica-se que crise vem do grego krísis e do latim crisis e significam momento de decisão e de transição. Então será que as crises são tão ruins assim?
Estar em crise pode ser vantajoso e o momento oportuno para rever valores pessoais, repensar e dar diferentes sentidos às situações e até mesmo revisar e/ ou elaborar novos projetos. A crise possibilita a abertura ao novo e pode trazer flexibilidade e resiliência para lidar com as adversidades.
E a crise profissional o que é? Estar em crise profissional é vivenciar momentos de transição que exigem tomadas de decisão na carreira e estas são oportunidades para olhar o que se faz e a relação que se tem com o trabalho. Profissionais entram em crises por diversos motivos e em diferentes estágios de suas trajetórias profissionais e nestas situações a orientação de carreira pode auxiliar na revisão de papéis ocupados no trabalho; na análise dos motivos que impediram a realização de planejamentos feitos; a clarificar o significado que o trabalho tem na vida pessoal e a refletir sobre oambiente profissional e as relações interpessoais deste.
Uma das metas da orientação de carreira é contribuir para que os profissionais enfrentem o momento de transição, de crise, através da aprendizagem da tomada de decisões, tornando-os agentes ativos em ações como:
a) Identificar o problema: o que desencadeou a crise, o que funcionava antes e que não funciona mais;
b) Analisar a conjuntura do momento, os fatores pessoais e externos envolvidos;
c) Elaborar procedimentos para a tomada de decisões, ou seja, iniciar um processo decisório usando ferramentas e metodologias apropriadas para a solução do problema;
d) Traçar estratégias considerando os recursos já disponíveis e os que terá que desenvolver para superar a transição;
e) Tomar uma decisão alinhada considerando os itens anteriores para se aproximar da dissolução da crise.
Além das ações para a tomada de decisão, a orientação de carreira busca compreender a relação afetiva com o trabalho e como esta contribuiu para o desencadeamento da crise, pois é só através do entendimento do significado do trabalho na vida e da capacidade do profissional de construir sua carreira que é possível passar pelos momentos de crise.
Agda Mattoso é psicóloga especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia e psicoterapeuta breve pela Unicamp e Orientadora Profissional e de Carreira pela USP.
Desenvolve trabalhos de orientação vocacional, orientação profissional e atendimento clínico de adolescentes, adultos, idosos e de pessoas com deficiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário